E.E. PROFª. ZULENKA RAPCHAN
DISTRITO DE COSTA MACHADO
MUNICIPIO DE MIRANTE DO PARANAPANEMA
PROJETO: MATEMÁTICA E O CONSUMO DO SÉCULO XXI
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PROFª. JAÍRA PEREIRA DIAS DOS SANTOS
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DA 8ª SÉRIE B (9º ANO) ENS. FUND. (SALA RI)
RECURSOS DIDÁTICOS: DATA SHOW; PANFLETOS.
E.E. PROFª. ZULENKA RAPCHAN
DISTRITO DE COSTA MACHADO
MUNICIPIO DE MIRANTE DO PARANAPANEMA
PROJETO: MATEMÁTICA E O CONSUMO DO SÉCULO XXI
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PROFª. JAÍRA PEREIRA DIAS DOS SANTOS
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DA 8ª SÉRIE B (9º ANO) ENS. FUND. (SALA RI)
RECURSOS DIDÁTICOS: DATA SHOW; PANFLETOS.
O projeto tem como objetivo desenvolver competências e habilidades de leitura e interpretação de situações do mundo contemporâneo.
- Resolver situações-problema do contexto dos alunos envolvendo as quatro operações;
- Leitura e interpretação da linguagem dos textos em propagandas de produtos em panfletos;
- Reconhecimento e utilização consciente do sistema monetário;
- Interagir na economia de mercado de trabalho, marketing, propaganda; comércio e classificação de produtos; setores produtivos, mercado consumidor e qualificação profissional;
- Entender a dinâmica de um mercado exigente, visão social do trabalho e trabalho coletivo;
- Vivenciar situações de compra e venda utilizando o dinheiro;
- Perceber a organização dos produtos na loja, segundo os critérios estabelecidos convencionalmente;
- Desenvolvimento e exercício da cidadania.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
1ª ação:
- sensibilizar os alunos sobre a importância da aquisição de competências e habilidades na realização de atividades em seu cotidiano que exigem conhecimentos, habilidades e competências na escolha de produtos economicamente mais vantajosos e de boa qualidade.
2ª ação:
- trazer os panfletos; selecionar os produtos por sessões; recortar e colar no caderno.
3ª ação:
- Escolha alguns produtos e decomponha seus preços , montando as operações, indicando em cada uma deles (centena, dezena, unidade, décimo, centésimo e milésimo).
4ª ação:
-propor aos alunos situações problemas em que realizarão individualmente a compra de produtos, utilizando as quatro operações; porcentagens; a vantagem da compra à vista; e juros ao serem comprados à prazo.
PRODUTO FINAL
Produto final: recorte, colagem e montagem de portifólio com imagens e fotos dos alunos desenvolvimento atividades sugeridas pelo projeto.
ATIVIDADES PROPOSTAS
1) Recortar os produtos e selecione-os sessões e grupos de interesses;
Relacione as marcas de cada produto.
2)
Elabore um dicionário com as palavras desconhecidas e procure seu significado; na internet ou em qualquer outra fonte.
Elabore um dicionário com as palavras desconhecidas e procure seu significado; na internet ou em qualquer outra fonte.
|
3) Resolução de situações problema propostos.
4) Elabore um relatório, desde o inicio do desenvolvimento do projeto, até sua finalização.
SITUAÇÕES PROBLEMA
3.1. Leia o Panfleto e responda:
a) Que propaganda está fazendo este panfleto?_____________________________________________
b) Faça uma pequena lista de compras baseado nele.
c) Quanto você gastaria para fazer está compra?
d) Qual a forma de pagamento de sua compra?_________________________
LISTA DE COMPRAS OPERAÇÕES | |||||
3.2. Você ganhou R$1.000,00!
O que vai fazer com seu dinheiro?
Procure no folheto o que deseja de comprar.
Recorte e cole
Complete as informações:
a)Produtos:__________________________________
b)Que sessão encontrei:______________________________
c)Preços______________________________________
d)Qual a forma de pagamento?______________________
d)Quanto tenho ainda?_____________________________
e)Representação matemática:
3.3. Imagine que uma pessoa vá a essa loja e compre dois eletrodomésticos para sua cozinha, recorte e cole uma de suas opções.
a) ajude-a realizar as operações da compra a vista e a prazo;
b) explique qual a vantagem do tipo de pagamento e a importância da escolha
Boa noite Jaíra, adorei seu projeto, fiz um com panfletos de propaganda semelhante ao seu, com o 6ºanos, mas visando a porcentagem, Parabéns, amei!!
ResponderExcluirOlá colega Ivani, fiquei curiosa, publique seu trabalho, gosto muito de desenvolver aulas diversificadas, acredito que os alunos constrói o saber de maneira prazerosa e dinâmica.Abraços.
ExcluirBoa noite colega Jaíra, olha estou providenciando fotos para ficar bonito como o seu, logo postarei.Abraços.
Excluir