Boa tarde! Tutora Erica em minha prática de
Boa
tarde! Tutora Erica em minha prática de sala de aula, busco sempre
partir de situações problemas que favorecem o diálogo do aluno com o
nível de conhecimento e experiências (registro), que ele já possui.
Desta forma possibilito a eles um movimento que transforme os conteúdos
que pretendo desenvolve-los de forma significativa no seu contexto e
realidade. Como por exemplo, atualmente com alunos da 8ªsérie ( 9ºano)
sala RI,estou trabalhando com um projeto utilizando panfletos de
supermercado e de lojas, que propiciam a importância do conhecimento da
matemática no cotidiano, tais como: sistema monetário, comparação de
valores,identificação de marcas e características especificas de
diferentes produtos, noção de transação comercial, vantagem e
desvantagem na compra a vista e á prazo, cálculos de porcentagens,
descoberta de palavras e termos não dominados. Desta forma entendo que
com essa dinâmica de sala de aula busca desenvolver nos alunos a
competência leitora e escritora, utilizando conteúdos de matemática
que fazem parte do contexto do aluno. Abraços.
Geise Aparecida Pereira
Boa tarde!!!Na escola onde leciono, adaptei
Boa tarde!!!
Na
escola onde leciono, adaptei minhas práticas, em minhas aulas
esporadicamente faço leituras utilizando o livro "Alice no pais dos
números" e o "Homem calculava", uso essa metodologia desde o ano passado
e meus alunos estão adorando, pois as leituras incentiva as matérias,
pois os livros trata de assuntos que abordamos durante as aulas, essas
leituras esclarecem várias dúvidas, porém também forma aberturas para
novas dúvidas que são sanadas através da prática.
Eu acho que a história da matemática é muito importante, pois facilita a
compreensão do conceito uma vêz que ele é recriado pela história.
Também é muito importante a utilização de textos narrativos enfatizando
os conceitos, pois permite ao aluno observá-lo e vivenciá-lo numa
linguagem mais simples. Porém a formalização matemática dos conceitos,
em sua linguagem própria de símbolos, definições e representações também
tem a sua importância na construção do conhecimento matemático. Como
linguagem na representação e como ferramentas na utilização prática .
GENÉSIO TEIXEIRA FERNANDES
HELOIZA APARECIDA CORDEIRO NUNES
Para acontecer o letramento matemático
Para
acontecer o letramento matemático temos que levar nossos alunos a
pensar, raciocinar, construir conceitos, saber interpretar problemas
matemáticos nas diversas situações.
Devemos levar nossos
aluinos a entender a importância da matemática em sua vida e podemos
conseguir isso através da narrativa.Temos que estar sempre despertando o
interesse de nossos alunos pela história da matemática.
JOSE NILTON DA SILVA
Vejo que para resolver qualquer situaç
Vejo
que para resolver qualquer situação problema, os alunos tem que
despertar a combinaçao de valores como observar, pensar,
raciocinar,resolver, conceituar e ter opinião de que é possivel resolver
as problemáticas baseando em textos matemáticos que ajudan aos alunos a
resolver uma situação problema com certas reflecções baseadas em
estudos paralelos de autores de teorias matemáticas.
IVANI DE FATIMA BUENO DIAS
A historia da matemática é muito imp
A
historia da matemática é muito importe para que o aluno possa se
inteirar de como surgiu o assunto do qual vamos tratar naquele momento e
mostrar ao educando que ¨ela¨ sempre esteve presente em nosso
dia-a-dia que ¨ela ¨foi surgindo através de questionamento e soluções de
soluções de problema reais de nossos dias desde os tempos mais remotos.
Pois os alunos que não gostam de matemática, geralmente gosta de
leitura, assim pode trazer esses alunos a nosso favor enriquecendo o
nosso conteúdo através da leitura e interpretação leitora tornando nosso
currículo mais histórico. Podemos perceber leitura e interpretação
através dos jogos o qual possui leitura, interpretações e raciocínio
logico introduzindo certos conteúdos que eles nem percebem que esta
difícil, mas que de repente acham fácil.
JOSE MOACIR ASSIS
Vejo que explicar a situação problem
Vejo
que explicar a situação problema, envolvendo o cotidiano do aluno é uma
ótima opção, pois assim eles consegue enxergar o significado do
problema. Um exemplo é o que uso na escola onde leciona, pois são alunos
de assentamentos e que trabalhando na roça, ou os pais trabalham na
roça, assim trabalhando com exemplos de plantaçoes, terras, alqueiros,
animais.....se torna bem mais fácil a compreensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário