Depoimentos de leitura e escrita postadas no Fórum,módulo 1.

JAÍRA PEREIRA DIAS DOS SANTOS


Boa tarde! Tutora Erica em minha prática de 
Boa tarde! Tutora Erica em minha prática de sala de aula, busco sempre partir de situações problemas que favorecem o diálogo do aluno com o nível de conhecimento e experiências (registro), que ele já possui. Desta forma  possibilito a eles um movimento que transforme os conteúdos que pretendo desenvolve-los de forma significativa no seu contexto e realidade. Como por exemplo, atualmente com alunos da 8ªsérie ( 9ºano) sala RI,estou trabalhando com um projeto utilizando panfletos de supermercado e de lojas, que propiciam a importância do conhecimento da matemática no cotidiano, tais como: sistema monetário, comparação de valores,identificação de marcas e características especificas de  diferentes produtos, noção de transação comercial, vantagem e desvantagem na compra a vista e á prazo, cálculos de porcentagens, descoberta de palavras e termos  não dominados. Desta forma entendo que com essa dinâmica de sala de aula  busca desenvolver nos alunos a competência leitora e escritora,   utilizando conteúdos de matemática que fazem parte do contexto do aluno. Abraços.

Geise Aparecida Pereira


Boa tarde!!!Na escola onde leciono, adaptei   
Boa tarde!!!
Na escola onde leciono, adaptei  minhas  práticas, em minhas aulas esporadicamente faço leituras utilizando o livro "Alice no pais dos números" e o "Homem calculava", uso essa metodologia desde o ano passado e meus alunos estão adorando, pois as leituras incentiva as matérias, pois os livros trata de assuntos que abordamos durante as aulas, essas leituras esclarecem várias dúvidas, porém também forma aberturas para novas dúvidas que são sanadas através da prática.

GENÉSIO TEIXEIRA FERNANDES

   Eu acho que a história da matemática é muito importante, pois facilita a compreensão do conceito uma vêz que ele é recriado pela história. Também é muito importante a utilização de textos narrativos enfatizando os conceitos, pois permite ao aluno observá-lo e vivenciá-lo numa linguagem mais simples. Porém a formalização matemática  dos conceitos, em sua linguagem própria de símbolos, definições e representações também tem a sua importância na construção do conhecimento matemático. Como linguagem na representação e como ferramentas na utilização prática .
 
HELOIZA APARECIDA CORDEIRO NUNES

Para acontecer o letramento matemático  
Para acontecer o letramento matemático  temos que levar nossos alunos a pensar, raciocinar, construir conceitos, saber interpretar problemas matemáticos  nas diversas situações. 
Devemos levar nossos aluinos a entender a importância da matemática em sua vida e podemos conseguir isso através da narrativa.Temos que estar sempre despertando o interesse de nossos alunos pela história da matemática.
 
JOSE NILTON DA SILVA

Vejo que para resolver qualquer situaç 
Vejo que para resolver qualquer situação problema, os alunos tem que despertar a combinaçao de valores como observar, pensar, raciocinar,resolver, conceituar e ter opinião de que é possivel resolver as problemáticas baseando em textos matemáticos que ajudan aos alunos a resolver uma situação problema com certas reflecções baseadas em estudos paralelos de autores de teorias matemáticas.

IVANI DE FATIMA BUENO DIAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A historia da matemática é muito imp 
A historia da matemática é muito importe para que o aluno possa se inteirar de como surgiu o assunto do qual vamos tratar naquele momento e mostrar ao educando que  ¨ela¨ sempre esteve presente em nosso dia-a-dia que ¨ela ¨foi surgindo através de questionamento e soluções de soluções de problema reais de nossos dias desde os tempos mais remotos. Pois os alunos que não gostam de matemática, geralmente  gosta de leitura, assim pode trazer esses alunos a nosso favor enriquecendo o nosso conteúdo através da leitura e interpretação leitora tornando nosso currículo mais histórico.  Podemos perceber leitura e interpretação através dos jogos o qual possui leitura, interpretações e raciocínio logico introduzindo certos conteúdos que eles nem percebem que esta difícil, mas que de repente acham fácil.

JOSE MOACIR ASSIS

Vejo que explicar a situação problem 
Vejo que explicar a situação problema, envolvendo o cotidiano do aluno é uma ótima opção, pois assim eles consegue enxergar o significado do problema. Um exemplo é o que uso na escola onde leciona, pois são alunos de assentamentos e que trabalhando na roça, ou os pais trabalham na roça, assim trabalhando com exemplos de plantaçoes, terras, alqueiros, animais.....se torna bem mais fácil a compreensão.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário